Para celebrar a abolição da escravatura no dia 13 de maio, a cidade de Santo Amaro, situada no Recôncavo Baiano, realiza o tradicional "Bembém do Mercado", que acontece há 123 anos e é considerado o único candomblé de rua do mundo. O festival de arte e religiosidade ancestral começou na quarta-feira (9) e segue até o próximo domingo (13) com o intuito de contribuir para a cidadania negra no Brasil.
Nesta edição, o "Bembé do Mercado" homenageia João Obá e Besouro Mangangá, que são personagens importantes da resistência na história do município. O evento é aberto ao público.
A programação dos festejos conta mesas redondas, rituais do candomblé, manifestações culturais como capoeira, maculelê, samba de roda e dança afro. Além disso, serão realizados shows com Mateus Aleluia, Samba de Nicinha, Uhuru Eby, Lívia Milena e Marcio Valverde, Stella Maris e Chula de São Braz..
Confira a programação:
Quinta-feira (10/05)19h Apresentações de Manifestações Culturais (Capoeira Raizes da Terra, Grupo de Dança Afro e Samba de Roda 17)
21h - Festejos religiosos no Barracão (Candomblé)
00h15 - Show Musical – Samba de Nicinha
01h45 - Show Musical – Livia Milena e Marcio Valverde
Sexta-feira ( 11/05)
19h - Apresentação de Manifestações Culturais (Capoeira Angola do Cativeiro, Capoeira Estilo Malícia e “Lindro Amô”)
20h – Vigília – “Combate a violência contra as mulheres”.
22h - Show Musical – Stella Maris
23h30 - Show Musical – Mateus Aleluia
Sábado (12/05)
09h - Mesa Redonda ‘Marcos regulatórios para a população negra e a mulher negra do século XIX aos dias atuais (Fundação Palmares, Fundação Pedro Calmon e Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia)
19h - Apresentações de Manifestações Culturais (Capoeira Quilombo, Capoeira Raizes Estilo, Maculelê Netos de Popó e “Nêgo Fugido”)
21h- Festejos religiosos no Barracão (Candomblé)
23h- Chegada do Presente no Barracão
02h - Show Musical - Gerônimo
Domingo (13/05)
10h - Saída do presente para a Praia de Itapema
12h - Almoço festivo do Povo de Santo em Itapema G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Santo Amaro Diário não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
Atenciosamente:
Equipe Santo Amaro Diário