Na última nesta terça-feira (05), a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) autuou 49 agências bancárias que descumprem a Lei Municipal 8.025/11, que obriga os bancos a possuir divisórias opacas (biombos) nos caixas de atendimento, exigência que dificulta a visualização das movimentações financeiras dos clientes por terceiros.
De acordo com o órgão, 52 unidades já foram vistoriadas pelos fiscais da Sucom, que atuará nesta quarta-feira (06) e nos próximos dias para alcançar as 253 agências em Salvador.
No último dia 29, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) solicitou à Sucom a dilatação do prazo para a instalação de biombos. No último dia 18, a superintendência notificou as sedes regionais dos bancos para que as agências se adequassem à lei. O formato dos trabalhos de fiscalização foi definido no dia 17, na sede da SSP, em uma reunião entre o secretário da Segurança Pública e o gestor da Sucom.
Os dirigentes discutiram as ações preventivas que as agências devem adotar e que já foram colocadas em prática em São Paulo, Paraná, Ceará e Pará. Também participaram da reunião o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, o gestor da Superintendência de Inteligência da SSP, Rogério Magno, e gerentes da Sucom.
A medida é uma ação resultante da parceria entre a Sucom e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), e tem o objetivo de aumentar a segurança dos cidadãos, evitando, por exemplo, a modalidade de assalto conhecida como ‘saidinha bancária’.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Santo Amaro Diário não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
Atenciosamente:
Equipe Santo Amaro Diário