Está acontecendo em Jiquiriçá(BA) o Congresso de Fé e Política da Diocese de Amargosa, que tem como tema: "Um novo Estado caminha para uma nova sociedade do bem viver". Na noite de sexta-feira (04), houve a abertura com a apresentação da proposta para a quinta Semana Social Brasileira a ser realizada pelas Paróquias em 2013, que refletirá sobre a participação da Sociedade no processo de democratização do estado brasileiro.
Na manhã de sábado (05), os participantes foram encaminhados para as salas temáticas, onde aconteceram duas oficinas, uma sobre o Tribunal Popular do Judiciário e outra sobre Segurança Alimentar e Saúde. O grupo do TPJ foi criado pela Articulação de Políticas Públicas no Estado da Bahia cujo objetivo é denunciar o descumprimento da lêi; abusos de poder; bem como, divulgar casos de sucesso na relação da sociedade civil organizada com o Poder Judiciário. As denúncias trazidas para Jiquiriçá foram analisadas pelos sociólogos, advogados, filósofos, padres e leigos e serão levadas para o Tribunal Estadual a ser realizado em Salvador em 14 de Julho de 2012.
Na oficina de Segurança Alimentar e Saúde foi abordado a criação do Sistema de Segurança Alimentar, onde de acordo com a LOSAN (Lêi Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional), cabe ao poder público garantir ao cidadão acesso aos alimentos e à água em quantidade, porém no semi-árido e na caatinga isso não vem acontecendo, as cestas básicas distribuídas para as famílias que sofrem com a seca só tem dois ítens.Na tarde de sábado (05), aconteceu a plenária com apresentação das reflexões feitas pelos grupos, a noite foi iniciada a Feira de Agricultura Familiar e neste domingo (06), acontece ãs 9:00h, na antiga estação, a Missa Campal presidida pelo Bispo da Diocese de Amargosa Dom João Nilton dos Santos Souza, em seguida caminhada para a Praça da Matriz, onde será realizada a Manifestação dos Trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Santo Amaro Diário não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
Atenciosamente:
Equipe Santo Amaro Diário