sábado, 15 de setembro de 2012

'Tô pouco me importando com idade', diz Dona Canô sobre 105 anos

Ela chega tímida, mas mostra humildade e simpatia contagiantes. Seu nome de batismo é Claudionor Viana Teles Veloso, ou Dona Canô. Mãe de Caetano Veloso, Maria Bethânia e mais sete filhos, a matriarca da família abriu as portas da casa número 179, em Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, para entrevista ao G1 e à TV Bahia. Antes de falar, ajeita o vestido branco e limpa os óculos, roxos, recém-escolhidos. "Um rapaz veio aqui e trouxe os modelos, aí eu gostei desses", inicia a conversa.
Entre os assuntos, fala dos preparativos para os festejos de seus 105 anos, que serão comemorados no domingo (16), e sobre a fé, a família e a vida, com a sabedoria e bom humor de uma jovem senhora que mostra leveza de uma “menina”, apelido dado a ela pelos próprios filhos. Nascida em 1907, na cidade em que vive até hoje, Dona Canô costuma dizer que a fama veio por conta de Caetano e Bethânia, seus filhos famosos. “As pessoas me conhecem por causa de Caetano, já chegam aqui perguntando por ele. Mas eu nem sei direito por onde ele anda, o que vou responder?", diz. Um pouco mais de conversa faz entender que o motivo da popularidade da matriarca vai além dos filhos ícones da música popular brasileira.
Conhecida na cidade pelo ativismo, a casa de Dona Canô guarda memórias de políticos e autoridades em fotografias espalhadas pelas paredes. “Ela costuma pedir aos políticos que melhorem a cidade e já conseguiu muita coisa”, revela o filho Rodrigo Veloso.(Foto: Egi Santana/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Amaro Diário não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Atenciosamente:
Equipe Santo Amaro Diário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...