sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Confundir direita e esquerda? Conheça 31 sinais da dislexia

A dislexia é o distúrbio ou transtorno de aprendizado na área da leitura, escrita e soletração de maior incidência nas salas de aula, de acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD). Mas engana-se quem pensa que resulta de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. A ABD afirma que é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda modificações no padrão neurológico. Deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar (psicóloga, fonoaudióloga, psicopedagoga clínica e outros profissionais, se necessário). Se a criança em idade escolar não for acompanhada adequadamente, os sintomas vão persistir ao longo da fase adulta, com possíveis prejuízos emocionais e, consequentemente, sociais e profissionais. Por isso, é importante ficar atento aos possíveis indícios do distúrbio. Ao detectá-los, busque pela ajuda de profissionais que poderão fazer o diagnóstico correto. Confira, abaixo, os sinais listados pela ABD:
- Antes de ingressar no ensino fundamental
  1. 1) Dispersão;
  2. 2) Fraco desenvolvimento da atenção;
  3. 3) Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem;
  4. 4) Dificuldade em aprender rimas e canções;
  5. 5) Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
  6. 6) Dificuldade com quebra-cabeças;
  7. 7) Falta de interesse por livros impressos;
  8. - Na idade escolar
  9. 8) Dificuldade na leitura e escrita;
  10. 9) Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
  11. 10) Desatenção e dispersão;
  12. 11) Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
  13. 12) Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica, dança);
  14. 13) Desorganização geral, com constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais;
  15. 14) Confusão entre esquerda e direita;
  16. 15) Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas;
  17. 16) Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas;
  18. 17) Dificuldade na memória de curto prazo (instruções, recados);
  19. 18) Dificuldades em decorar sequências (meses do ano, alfabeto, tabuada);
  20. 19) Dificuldade em matemática e desenho geométrico;
  21. 20) Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias);
  22. 21) Troca de letras na escrita;
  23. 22) Dificuldade para aprender uma segunda língua;
  24. 23) Problemas de conduta como depressão, timidez excessiva ou o palhaço da turma;
  25. 24) Bom desempenho em provas orais;
  26. - Adultos (se não tiveram acompanhamento adequado)
  27. 25) Continuada dificuldade na leitura e escrita;
  28. 26) Memória imediata prejudicada;
  29. 27) Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua; 
  30. 28) Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia);
  31. 29) Dificuldade com direita e esquerda;
  32. 30) Dificuldade em organização;
  33. 31) Aspectos afetivos emocionais prejudicados, trazendo como consequência: depressão, ansiedade, baixa autoestima e, algumas vezes, o ingresso para as drogas e o álcool. (Terra)

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