A dislexia é o distúrbio ou transtorno de aprendizado na área da leitura, escrita e soletração de maior incidência nas salas de aula, de acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD). Mas engana-se quem pensa que resulta de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. A ABD afirma que é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda modificações no padrão neurológico. Deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar (psicóloga, fonoaudióloga, psicopedagoga clínica e outros profissionais, se necessário). Se a criança em idade escolar não for acompanhada adequadamente, os sintomas vão persistir ao longo da fase adulta, com possíveis prejuízos emocionais e, consequentemente, sociais e profissionais. Por isso, é importante ficar atento aos possíveis indícios do distúrbio. Ao detectá-los, busque pela ajuda de profissionais que poderão fazer o diagnóstico correto. Confira, abaixo, os sinais listados pela ABD:
- Antes de ingressar no ensino fundamental
- 1) Dispersão;
- 2) Fraco desenvolvimento da atenção;
- 3) Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem;
- 4) Dificuldade em aprender rimas e canções;
- 5) Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
- 6) Dificuldade com quebra-cabeças;
- 7) Falta de interesse por livros impressos;
- - Na idade escolar
- 8) Dificuldade na leitura e escrita;
- 9) Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
- 10) Desatenção e dispersão;
- 11) Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
- 12) Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica, dança);
- 13) Desorganização geral, com constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais;
- 14) Confusão entre esquerda e direita;
- 15) Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas;
- 16) Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas;
- 17) Dificuldade na memória de curto prazo (instruções, recados);
- 18) Dificuldades em decorar sequências (meses do ano, alfabeto, tabuada);
- 19) Dificuldade em matemática e desenho geométrico;
- 20) Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias);
- 21) Troca de letras na escrita;
- 22) Dificuldade para aprender uma segunda língua;
- 23) Problemas de conduta como depressão, timidez excessiva ou o palhaço da turma;
- 24) Bom desempenho em provas orais;
- - Adultos (se não tiveram acompanhamento adequado)
- 25) Continuada dificuldade na leitura e escrita;
- 26) Memória imediata prejudicada;
- 27) Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;
- 28) Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia);
- 29) Dificuldade com direita e esquerda;
- 30) Dificuldade em organização;
- 31) Aspectos afetivos emocionais prejudicados, trazendo como consequência: depressão, ansiedade, baixa autoestima e, algumas vezes, o ingresso para as drogas e o álcool. (Terra)
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