domingo, 6 de maio de 2012

Semente de chia ajuda a eliminar gordura e reduzir nível de colesterol

Primeiro foi a vez do óleo de coco virar febre nas dietas. Agora, a queridinha da boa forma é a chia. Essa semente de origem Maia, cultivada há muitos anos no México, traz uma série de benefícios para a saúde. Entre as propriedades desse milagroso grão estão a diminuição do colesterol, dos índices glicêmicos e uma ajuda extra para eliminar aqueles quilinhos a mais. “Quando chega ao estômago, ela se transforma em um gel, na proporção que você ingere com qualquer líquido. Assim, ela hidrata o organismo, dando uma sensação de saciedade e diminuindo a velocidade da absorção de açúcar e gordura”, explica a nutricionista Amélia Duarte. Segundo a especialista, consumir chia é excelente para os pacientes que sofrem com diabetes, têm colesterol alto e desejam emagrecer. 

Forma de uso 
Misture a semente ao suco, iogurte, salada, sopa ou até no feijão. “A vantagem é a possibilidade de engolir a semente inteira, diferentemente da linhaça, na qual se perde boa parte, pois o grão não se parte no trato digestivo”, diz Amélia. A quantidade consumida diariamente vai depender do perfil de cada paciente, do grau de ansiedade, entre outros fatores que devem ser analisados pelo profissional. Quem quer acelerar os resultados pode ingerir antes das refeições. “A chia também é muito rica em fibras, ajuda no combate à prisão de ventre. Mas não podemos exagerar na dose”, comenta a nutricionista.
Onde achar  
As sementes de chia podem ser encontradas em lojas de produtos naturais. Os valores vão depender da quantidade. Na loja Mundo Verde, um pacote com 100 gramas custa R$ 14,95. Uma dica na hora da compra é priorizar a semente ao pó.  “Normalmente, quando você compra o pó, oxida mais rápido”, alerta Amélia. Qualquer um pode consumir a chia, desde que não tenha diagnóstico de diverticulite,  inflamação dos divertículos presentes no intestino grosso. Nesse caso, não se deve ingerir chia, nem qualquer outra semente.

Receita Sopa vegetariana desintoxicante Ingredientes:
1 cebola grande
1 fatia média de abóbora
Temperos verdes
Sal marinho a gosto

Preparo:
Cortar a cebola e colocar em uma panela junto com o tempero verde e meio copo de água. Deixe refogar e junte a abóbora, o sal e mais água para cozinhar. Depois de cozida, deixe esfriar e bata no liquidificador. Acrescente duas colheres de sopa de semente de chia ao prato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Amaro Diário não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Atenciosamente:
Equipe Santo Amaro Diário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...