segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Evento da Embrapa reúne estudantes de diversas regiões da Bahia‏

Nesta terça-feira, 28 de agosto, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove o seu terceiro e último Dia de Portas Abertas do ano. Vão participar 167 estudantes de diversos municípios do estado: 27 da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano – Uesb (Vitória da Conquista), 50 do Centro Educacional Municipal João Câncio (Santo Amaro), 45 do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (São Domingos) e 50 do curso técnico de agropecuária do Instituto Federal Baiano (Santa Inês).

Organizado pelo Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia (STT), o Dia de Portas Abertas foi criado em 2011 com o objetivo de estreitar o relacionamento com o público e reúne esforços de diversos pesquisadores, analistas e assistentes da Embrapa. A programação está dividida em palestras e visitas a campos e laboratórios. No período da manhã, depois de recebidos pelo chefe geral Domingo Haroldo Reinhardt e pelo supervisor do STT, Carlos Estevão Cardoso, os estudantes vão assistir a três palestras de pesquisadores: “Embrapa: Inovações tecnológicas na agropecuária brasileira”  João Roberto Oliveira), “Aspectos econômicos da cultura da mandioca” (Carlos Estevão) e “Aspectos econômicos das frutas” (José Souza).
Pela tarde, divididos em seis grupos, os estudantes vão percorrer, de forma paralela, oito estações, acompanhados por técnicos da Unidade. São elas: 
– Centro de Treinamento de Mandioca: modelo para treinamento de técnicos, com equipamentos e estruturas que atendem às exigências sanitárias. Reúne casa de farinha, fecularia, áreas de panificação e de captação de manipueira. 
– Área de Produção de Material Básico: tem colocado no mercado mudas de qualidade, sadias e com garantia de produtividade, principalmente de manga e citros, atendendo a demandas dos principais polos frutícolas do país. 
– Unidade de Pesquisa de Produção Orgânica (UPPO): também chamada de Fazendinha Orgânica, reúne todas as tecnologias geradas na Unidade que podem ser utilizadas no sistema orgânico de produção de fruteiras tropicais e mandioca. Neste espaço, geram-se novas tecnologias para o sistema orgânico e será implantada futuramente uma área de transição agroecológica. 
– Laboratório de Biotecnologia: utiliza a micropropagação para a clonagem e multiplicação de várias espécies, permitindo a formação de indivíduos geneticamente idênticos a partir de células, órgãos ou pequenos fragmentos de uma planta matriz. 
– Biofábrica: criada com o propósito de fomentar a fruticultura nacional, utiliza as mais sofisticadas ferramentas da biotecnologia moderna para produzir materiais propagativos da mais alta qualidade genética e fitossanitária. 
– Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs): para poder investigar as possibilidades de uso de espécies da biodiversidade e sua aplicação, é necessário, antes, conhecer, caracterizar e conservar essa diversidade. A Embrapa Mandioca e Fruticultura mantém oito BAGs de frutíferas e um de mandioca, onde estão caracterizadas amostras de vegetais importantes para a região e país, visando preservar a ampla variabilidade genética desses materiais para estudos atuais e futuros. Serão visitados os BAGs Geral e Mandioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santo Amaro Diário não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

Atenciosamente:
Equipe Santo Amaro Diário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...