Uma pesquisa da Universidade de Ciências Médicas de Mashhad, no Irã, publicada recentemente no American Journal of Orthodontics, concluiu que o uso de gomas de mascar pode ser eficiente na redução da dor durante o tratamento ortodôntico. A pesquisa avaliou 50 meninas entre 13 e 18 anos. Para testar os efeitos da goma de mascar no alívio da dor durante tratamentos ortodônticos, os pesquisadores levaram em consideração uma série de períodos após a ativação ortodôntica: 2 horas, 6 horas, 24 horas e 7 dias. A pesquisa concluiu que, após os períodos correspondentes a 24 horas e 7 dias, os pacientes que usaram goma de mascar logo em seguida ao ajuste dos aparelhos e de oito em oito horas, enquanto sentissem dor, perceberam uma melhora no sintoma.
Os especialistas já especulam que o uso da goma pode funcionar como um substituto adequado ao ibuprofeno, analgésico geralmente recomendado em casos de dores durante a mastigação. “Normalmente, a solução adotada por muitos é o uso de analgésicos para alívio da dor após as consultas, o que muitas vezes pode ser desvantajoso pelos efeitos colaterais do medicamento, ou ainda, pela chance de tornar a movimentação dentária mais lenta”, explica o Dr. Julio Pedra e Cal Neto, professor de ortodontia da Universidade Federal Fluminense. Ele afirma que “tais resultados são no mínimo inusitados, já que muitos têm a ideia preconcebida de que o uso de chicletes é contra indicado durante o tratamento ortodôntico”. (Odia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Santo Amaro Diário não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeitando-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
Atenciosamente:
Equipe Santo Amaro Diário