Os profissionais envolvidos na pesquisa queriam descobrir o que acontece quando os consumidores se sentem excluídos socialmente e se isso influencia em seus hábitos de consumo. Eles conduziram quatro experimentos. Um grupo de participantes foi estimulado a lembrar suas próprias experiências de rejeição. Outro grupo foi levado a se sentir ignorado, a partir de simulações feitas pelos pesquisadores. Depois, as participantes responderam a pesquisas para que fossem avaliadas as intenções comportamentais e os comportamentos reais. Os resultados mostraram que somente as que se sentiam ignoradas mostravam uma preferência por roupas chamativas com marcas obvias. E ser ignorada não as tornou mais dispostas a se preocupar com os outros, doando dinheiro por exemplo. Por outro lado, quem se sentiu apenas rejeitado não demonstrou interesse por roupas de grife, e, ao mesmo tempo, mostraram-se mais interessados em ajudar o próximo voluntariamente. Os autores acrescentaram que a necessidade de pertencer é considerada universal em todas as culturas. "De fato, as próprias culturas podem refletir a necessidade de pertencer".
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Mulheres "ignoradas" tendem a gastar mais com marcas, diz estudo
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